3 de jun. de 2012

A arte de brincar de ser

Não passava de um pré-adolescente em crise. Era um aluno relativamente aplicado numa escola completamente perdida. Mas a coisa mudou de figura a partir do momento em que eu me inscrevi para esse novo projeto extra-classe.

Gabriela, então secretária da escola, lançou uma proposta aos alunos que fora previamente deferida pela direção. Ela montou um grupo de teatro, inicialmente com a intenção de cumprir uma das obrigações de seu curso de publicidade. E lá estava eu.

Tivemos aulas de diversos temas, desde dinâmicas de confiança até regionalizações. Um aura perfeita para o desenvolvimento humano como ser pensante. 

Desde a Grécia, o teatro tem uma infinita gama de vertentes. Há aqueles diretores que creem no teatro Shakespeariano, mas minha Gabriela não fazia parte desse grupo romântico. Ela veio de uma escola realista, e fez questão de transmiti-la para nós, os alunos.

Essa arte me transformou como pessoa, mudou meus princípios, meus pontos de vista e minha forma de pensar. E não digo isso sozinho, digo pelo meu grupo.

Além de juntos, estávamos unidos. E todo esse sentimento de ligação inconsciente nos levou a suplantar inúmeras barreiras. Sendo a maior delas a própria direção da escola. Provamos pra quem nos oprimia que todo o nosso esforço valeu a pena.

Representando a escola, fomos ao campeonato municipal e vencemos com folga os principais favoritos. Mas, acima de tudo, nos tornamos mais humanos, mais sensíveis ao mundo. Aprendemos a decifrar, entender  e respeitar os limites alheios.

Nosso estilo, postura e união nos renderam um convite para integrar o elenco do maior espetáculo da cidade. Que veio em troca de um lugar para ficarmos fixamente, tendo em vista que a maior parte do grupo se formou e saiu da escola.

Sei que talvez nunca mais viva momentos tão esplêndidos como esses. Mas carrego o legado de ter passado por cada mal bocado em busca dos nossos objetivos e ter alcançado-os, mesmo que parcialmente.


FIsmerimF

Um comentário:

  1. Lindo, muito lindo. Adorei você escreve bem demais Flávio, sempre adorei suas redações e tudo mais. E isso que você disse que fala pelo grupo, pode ter certeza que fala mesmo, adorei Flávio, pura veracidade em todos os fatos relatados. Adorei de paixão!

    ResponderExcluir