13 de jul. de 2012

Top 10 - Rock.

Em homenagem ao Dia Mundial do Rock, aqui vai uma lista com as dez melhores bandas de rock da história, na minha humilde opinião.




10º - Evanescence.


Com muita influência clássica, essa banda, famosa por ser o soundback do amado Winning Eleven, é a banda mais dark que eu curto. Embora não seja tão dark assim. Claro que, como a maioria das minhas bandas preferidas, essa banda possui um estilo alternativo. A música escolhida é Lithium, um pouco fossa, mas é linda.






9º - Scorpions.


Melhor banda de rock da Alemanha. Tudo bem, sei que essa declaração pode enfurecer os fãs de Tokio Hotel, mas a concorrência é desleal. Famosa por suas baladas, Scorpions é, na realidade, uma banda de estilo hard, quase heavy, mas hard. Mês que vem eles tão no Brasil e eu acho que não vou no show, muita pena! A música escolhida é Still Loving You. Por mais que eu adore Wind Of Change, Still Loving You é muito mais marcante.





8º - Nirvana.

Eu sempre odiei essa banda, mas meu lado grunge começou a aparecer no começo desse ano. E, desde então, Nirvana é quase um "xodó". Com apenas sete anos de existência e uma dissolução lamentável, há quem diga que essa é a banda de maior sucesso da história, coisa que muito duvido. Dave, Kurt e Krist foram a primeira influência de uma vertente da moda e do comportamento surgida nos anos 90, o estilo grunge. A música escolhida não podia deixar de ser Smells Like Teen Spirit, por mais que eu tenha um carinho ENORME por Come As You Are.




7º - Daughtry.

Banda quase que desconhecida no cenário mundial, uma das minhas preferidas. Esse grupo formado pelo ex-participante do American Idol Chris Daughtry, possui letras maravilhosas e melodias inebriantes. Segue um estilo new grunge, quase hard e meio pop, seguindo a tendência das bandas modernas. A música escolhida é Home, talvez a música de maior sucesso dessa banda.



6º - Black Sabbath.

Sou definitivamente apaixonado pela loucura dessa banda. Percursores do heavy metal ao lado de Deep Purple e Led Zeppelin, Ozzy e sem amigos tão insanos quanto eles formam esse grupo de canções memoráveis que depois de um longo hiato voltaram a se reunir no ano passado. Por mais que eu prefira as músicas solo do Ozzy, aqui vai o grande sucesso do grupo: Iron Man. Quem nunca tocou essa música no Guitar Hero?



5º - Queen.

Abrindo o Top 5... "God Save The Queen". Banda inglesa de enorme sucesso, Queen surgiu liderado por Freddy Mercury há 41 anos em Londres. Aliás, por que a Inglaterra forma tantas bandas de grande sucesso?! By the way, não gostei nada da tentativa de voltar com o Adam Lambert no lugar do Freddy! Seu estilo é progressivo, pop e hard quase heavy, assim como o da maioria das bandas britânicas. A música escolhida é, e não poderia deixar de ser Don't Stop Me Now. Apesar de tantos outros sucesso como We Will Rock You, Love Of My Life, I Want To Break Free e We Are The Champions, essa é a minha música preferia.



4º - System Of A Down.

Banda  armênio-americana, sim da ARMÊNIA. Serj, Daron, Shavo e John formam essa banda espetacular. São tantas músicas que fica difícil de escolher. Todos os álbuns são espetaculares, sem exceções. O que mais me impressiona nessa banda é a capacidade te mudar o ritmo da melodia da música sem perder o compasso e brincar com o som. Possuem um estilo alternativo e progressivo, por vezes heavy e hard. Depois de um hiato de 4 anos, o grupo voltou em 2010 com tudo. Veio, arrasou no Rock In Rio em 2012 e fez a alegria de nós fãs brasileiros com a primeira visita ao nosso país. Difícil de optar, mas a música escolhida foi Lonely Day, por questões pessoais.



3º - Red Hot Chili Peppers.

Paixão recente, mas enorme. A magia do rock californiano contagia qualquer um! Com 19 anos de grupo, eles colecionam inúmeros hits. Com um funk alternativo que beira quase um soul, tem uma nação de fãs apaixonados, como eu. Há quem diga que as letras dessa banda são quase que incompreensíveis, confiram em Dani California. É legal pontuar também a rotatividade de guitarristas nessa banda que já contou [inclusive] com um dos melhores do mundo no ramo, Dave Navarro. Poucas bandas são tão premiadas quanto Chili Peppers. Difícil até demais escolher uma música, mas aqui vai Under The Bridge, por puras questões pessoais.



2º - Metallica.

Chegamos à nata do rock americano. METALLICA, man. Fundadores do trash metal ao lado de Slayer, Anthrax e uma banda cujo nome prefiro não escrever.  Todos sabem da rivalidade entre Metallica e essa banda, só tragédia. Grupo que considero o verdadeiro fundador do estilo underground mundial. Já teve álbuns com pegada mainstream e alternativo. Sendo o estilo mainstream totalmente elogiado, e o alternativo repugnado pelos fãs e pelos críticos. Prefiro não comentar os últimos álbuns, mas tudo bem. Difícil escolher, mas é raro algum fã do Metallica não amar a única grande balada da banda: Nothing Else Matters.



1º - Iron Maiden.

E mais uma vez a música britânica me pega de jeito. O que sinto por esse não é nada diferente do amor que tenho pelos meus pais. São muitas coisas pra dizer, mas acho que dá pra resumir. Os fãs de guitarra me entenderão. São 37 anos da melhor banda do mundo formada inicialmente por Steve Harris. Surgiu como expoente maior do heavy metal inglês. São mais de 100 milhões de álbuns vendidos! Iron é uma banda que não canta sexo, drogas, bebidas e mulheres. Iron canta história, Iron canta integridade, Iron canta dignidade! Tudo isso porque Steve Harris e Bruce Dickinson são formados em história. Seu mascote é o Eddie, coisa mais fofa rock. (quem é fã entende). E mesmo após quase décadas ainda faz enorme sucesso, a prova disso é El Dorado (de 2011) que lhes rendeu um Grammy. Discordando da minha opinião, a MTV considerou o Iron a 4ª maior banda de rock da história. O plus da banda é que são três guitarras, algo nunca antes visto na história desse globo azul. Poderia ficar anos citando singles e mais singles, mas só cito três: The Trooper, Fear Of The Dark e The Number Of The Beast. Mas nenhuma dessas é a minha favorita. Minhas preferidas são: Wasting Love, Dance Of Death e The Evil That Men Do. Eu poderia postar a introdução de Wasting Love, que é meu toque de celular, meu despertador e me acompanha o dia todo, mas eu escolho The Evil That Men Do.


Aqui me despeço, desculpem-me os de opinião diferente. Muito obrigado pela leitura, e claro. FELIZ DIA DO ROCK, MEN! Ouçam rock o dia todo, de Beatles à Slipknot, todas as que conhecer. Não deixem seus vizinhos dormir, porque esse dia só acontece uma vez por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário